sexta-feira, 3 de julho de 2009

Projeto de Lei Tombamento da Estação Japeri...

Estado do Rio de Janeiro
Câmara Municipal de Japeri
Gabinete do Vereador Jorge Dantas - PT







PROJETO DE LEI Nº _____/2009


Dispõe sobre o tombamento do
Prédio da Estação Ferroviária
de Japeri , pelo seu valor histórico
e cultural e dá outras providências.


Autor: Vereador Jorge da Silva Dantas



Art. 1° Fica tombado pelo seu valor histórico e cultural o Prédio da Estação Ferroviária de Japeri.

Parágrafo único: O Prédio da Estação Ferroviária de Japeri, foi inaugurado em 08 de novembro de 1858, e está Localizado na plataforma em uso para embarque e desembarque de passageiros, Centro - Japeri /RJ.

Art. 2º O Poder Executivo editará os atos necessários para o cumprimento do que dispõe o art. 1º desta Lei.



Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.




JORGE DA SILVA DANTAS
Vereador





Estado do Rio de Janeiro
Câmara Municipal de Japeri
Gabinete do Vereador Jorge Dantas - PT










JUSTIFICATIVA




O prédio da estação de trem de Japeri (antiga Belém), construído com material importado da Inglaterra, que integra a Estrada de Ferro D. Pedro II (administrada pela concessionária SuperVia), foi inaugurado em 08 de novembro de 1858. Quase 150 anos depois, a preservação desse patrimônio histórico da Baixada Fluminense e do País corre sério risco.
Constituindo hoje o nosso maior patrimônio histórico e cultural de Japeri, até mesmo por ser o símbolo do Município no Brasão e na Logomarca da Prefeitura, mesmo assim ainda carece de atenção especial por parte do poder público, podendo num futuro bem próximo tornar-se um centro cultural com apoio de Instituições Públicas e Privadas, cumprindo assim o nosso papel de agentes públicos na preservação da história do nosso povo.

8 comentários:

  1. Mais uma grande ação iniciada pelo nossos Vereador, como ex ferroviário, fico feliz com essa inciativa, num pais onde foi o percursor (ferrovia) de toda a formação de uma nova cidade e escoamente de seus ensumos, atualmente foram esquecidas pelas autoridades copetente que não levaram o seu progresso deixando-as sucateadas, como foi trazido pela ferrovia num passado não muito distante.

    Parabéns Vereador Dantas e Sucesso em sua Jornada.

    Roberto Pinho.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Jorge gostaria de parabenizar pela sua conquista em relação ao horário dos trens.
    Aproveitando gostaria de saber se você tem algum projeto em rlação a linha de ônibus central x Japeri, pois nos que trabalhamos fora do municipio precisamos muito tambem da regularização de horarios e mais uma opção de transporte para o povo sofrido de Japeri.
    se você tiver alguma noticia me avise o meu email : alexs-10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Amigo Alex,

    Estamos lutando muito a Frente da Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores, porém há muitas dificuldades a serem superadas, por exemplo, enviamos desde o ínicio da legislatura ofício ao Detro e a todas as Empresas de ônibus, em sua maioria elas praticam serviços intermunicipais em Japeri, o que extrapola o nosso raio de ação, por isso estamos tentando de todas as formas uma agenda junto ao Detro para tratarmos destas questões, do não atendimento ao nosso povo de precisa trabalhar e não tem o transporte.

    Devo apresentar na Câmara um requerimento pela Comissão de Transporte de uma Audiência Pública convocando todos os interessados e as Instituições envolvidas com a questão do transporte intermunicipal do Município de Japeri, para que possamos gerar um documento oficial para tomarmos algumas medidas legais.

    A nossa Luta Continua...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Jorge gostaria de saber se existe algum projeto para o a terro de Nova Belem e se for possivel trocar algumas lâmpadas que estao queimadas pois a localidade fica muito escura e perigosa.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Estamos viabilizando junto ao Ministério dos Esportes a implantação da Praça da Juventude no Aterro, este projeto custa R$1.600.000,00 e estamos empenhando para o ano de 2010. Quanto a Iluminação Pública estou com vários ofícios junto ao Secretário de Obras, que foram atendidos, vou reiterar o pedido e obrigado pela sua participação que para nós é muito importante.

    ResponderExcluir
  6. Jorge moro proximo ao aterro de Nova Belem e todos comentam que existe um projeto de contrução de uma UPA 24hs na area do a terro será que você poderia confirmar essa historia ?
    Obrigado por sua atenção .

    ResponderExcluir
  7. Na verdade o que existe são "promessas" do atual Governador que irá trazer uma UPA 24h para Japeri, mas na verdade na prática ainda não existe nenhuma previsão orçamentária no Estado para implantação desta UPA, em fim, estamos buscando viabilizar a implantação da Praça da Juventude, junto ao Governo Federal, neste espaço do Aterro. Também moro próximo ao aterro...

    ResponderExcluir
  8. Jorge sou nascida e criada neste município e me sinto muito a vontade para externa minha indignação
    na escolha de vocês Ilustres Vereadores do Cidadão JAPERIENSE. Escolhem pessoas que só vem em Japeri para receber a moção ,os de Japeri só são reconhecido quando ocupam algum cargo de relevância município, caso contrário só é lembrado na hora do voto.
    Cidadã Japeriense

    ResponderExcluir